quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Este é um post aborrecido!

Na educação que me deram, um dos principais valores que aprendi foi o da honestidade.
Quem somos se não formos honestos? Honestos com os outros e principalmente honestos connosco.

Esse é um valor que cada vez mais se perde. Perde-se o valor e perde valor quem tem esse valor.

Explico:
Ser honesto com o que sentimos, expressar emoções que temos para com os outros - deixa-nos numa posição vulnerável.
Ser honesto no emprego, para com o chefe ou colegas de profissão - deixa-nos à mercê de gente maquiavélica, manipuladora e que utiliza mais tarde a nossa honestidade para levar a taça para casa num mundo cada vez mais competitivo.
Ser honesto na escola, falar abertamente das nossas dificuldades - deixa-nos alvo de chacota.
Podia continuar com mais exemplos mas três foi a conta que Deus fez...

Cada vez menos são hipóteses de sermos fieis a nós mesmos e transparecer a nossa honestidade perante o mundo exterior. Resta a honestidade no seio da família e tentar não perder os valores que nos foram impressos por aqueles que nos querem bem...

Ao ser honesto, fico quase sempre a perder. Antigamente ainda tinha o consolo de saber que era fiel a mim mesmo, valores, yada yada... agora questiono amiúde isso mesmo. Será que vale a pena ser honesto?

Quero continuar a acreditar que sim. Quero mesmo sentir que ser honesto vai continuar a ser o caminho e será a mesma honestidade a mostrar-me o caminho.

Serei honesto ao coração. Serei honesto aos que dependem de mim. Serei honesto aos que confiam em mim.


E é esta a música que me define ao dia de hoje. Amanhã logo se verá...

1 comentário:

  1. Ser honesto pode colocar essa pessoa numa posição de fragilidade e vulnerabilidade. Mas também é verdade que ser honesto diz muito do carácter de alguém.
    Se vale a pena ser honesto? Claro que sim! Ainda que muitas vezes seja um caminho mais difícil, a honestidade e o bom carácter ainda são valorizados.
    E, sendo honesto, poderás sempre orgulhar-te do teu caminho :)

    ResponderEliminar

Aceito todas as críticas à minha pessoa, Críticas a terceiros ou comentários ofensivos não serão publicados.