quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Mateus 6:3

"Quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita." 


A propósito de uns incêndios que parece estragaram qualquer coisinha em Portugal, e lendo a lufa-lufa que vai na bloga, lembro-me que aprendi este versículo ainda criança - ensinando que a caridade se deve fazer de forma desinteressada. 
Só é verdadeira caridade quando é o coração a mandar, não porque vamos obter uma qualquer contrapartida ou favor de outrem. 
Se o fizermos com segundas intenções, deixamos de ser caridosos para ser pessoas muito cínicas. 

Só não tinha aprendido que a caridade também servia como bandeira para gerar tráfego virtual... Por isso proponho a Sua Santidade o Papa Francisco a alteração dos quatro primeiros versículos deste capítulo do livro de S. Mateus que, claramente, estão desactualizados no que respeita a ser caridoso e compreensivo: 

1. Guardai-vos de fazer a vossa esmola sem fotos para redes sociais diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vossos seguidores, que estão na cloud. 

2. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que um post é mais eficaz que uma trombeta (e menos ruidoso).

3. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita. Usa a mão esquerda para escrever ao mesmo tempo que dás esmola, senão o post arrefece. 

4. Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teus seguidores, que te leem como anónimos, eles mesmo te recompensarão publicamente.


Por decreto papal, que se leia este novo versículo em todas as missas públicas e privadas onde haja, pelo menos, um smartphone com bateria.  



4 comentários:

Aceito todas as críticas à minha pessoa, Críticas a terceiros ou comentários ofensivos não serão publicados.