domingo, 5 de novembro de 2017

Serviço público

723 milhões de €uros! Foi em quanto o Sr. Dr. Ricardo Salgado burlou conterrâneos emigrantes que após uma vida de sacrifícios decidiram investir todas as suas poupanças no BES.

É uma história triste, na qual infelizmente o nosso governo falhou em proteger o povo - o seu dever primordial - para se proteger a si mesmo.

Já ouvi de tudo, desde que os emigrantes foram gananciosos a que quem não tem nada é que merece pena, etc, etc... Digam o que disserem, esta gente foi burlada BIG TIME e a justiça nada faz.

Cresci a ver grandes peças jornalísticas que punham o dedo na ferida e apontavam escândalos impensáveis no nosso pacato país à beira mar plantado. Ultimamente a coragem jornalística tem sido pouca, até há umas semanas com esta grande peça do jornalista Pedro Coelho - homem que admiro - e que tenho acompanhado atentamente.

Isto sim, é serviço público. Que esta história não morra enquanto a justiça não for feita!

Podem ver aqui:

Primeira parte: 
http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemsic/2017-10-26-A-Ruina---Episodio-1-O-Conto-do-Vigario

Segunda parte:
http://sicnoticias.sapo.pt/programas/ruina/2017-11-02-A-Ruina---Episodio-2-Justica-cega-1

3 comentários:

  1. Não só é triste, como revoltante. É inimaginável o desespero dessas pessoas que perderam tudo, ou quase tudo o que pouparam durante uma vida. Muitos (provavelmente a maioria) eram honestos e não perceberam que estavam a ser vítimas de esquemas de gente com uma enormíssima ganância e falta de carácter.
    Há uns meses vi na SIC uma reportagem, também do jornalista Pedro Coelho, que se intitulava "Assalto ao Castelo" e que focava essencialmente o BES e as falhas de supervisão do Banco de Portugal.
    Gosto bastante deste tipo de jornalismo de investigação, por isso irei ver estas peças que referes. Boa sugestão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e esta série de reportagens é da mesma linha do Assalto ao Castelo.
      Vale a pena ver ambas, sem dúvida.

      Eliminar
    2. Quando o Banco de Portugal manda mais que a Justiça e os Tribunais, algo vai muito mal neste país. Mas infelizmente não surpreende, pois mesmo perante o descalabro do que se passou com o BPN, BPP, BES e BANIF, nem Vitor Constâncio, nem o actual Governador do BdP foram responsabilizados por nada.
      A terceira parte da reportagem deu esta semana e a quarta (e última) irá passar penso que na próxima quinta-feira (as ligações do grupo Espírito Santo com a PT e afins).

      Eliminar

Aceito todas as críticas à minha pessoa, Críticas a terceiros ou comentários ofensivos não serão publicados.