domingo, 4 de fevereiro de 2018

Eu bem tento não criticar mas é mais forte que eu

A nossa virgem-quase-quase-virgem-mas-que-já-não-é-mas-só-um-bocadinho continua por terras madeirenses e brinda-nos com pérolas ao nível de uma Lili Caneças ou de um Carlos Castro (que ambos descansem em paz) e eu bem tento mas ou bem que desabafo por aqui ou bem que sou obrigado a ir comprar o livro dela e, para isso, preferia arrancar o'zolhos com uma colher ferrugenta.

Ora contemplemos as pérolas desta escritora consagrada que já lançou 2 livros:


"Amo escrever como amo respirar até porque quando deixar de respirar não vou estar mais aqui"
Vejo esta frase como uma versão gourmet da famosa frase de Lili Caneças. 
Assim uma espécie de Bacalhau à Brás feito pela Justa Nobre.



"Na minha bagagem de 20 quilos, vinham mais uns tantos dentro do meu peito"
Isso não é poético, são as mamas de silicone que te ofereceu o Pedro Rebelo, filha.



"Despedi-me do meu trabalho onde estava já à 6 anos efectiva"
Alguém diga "há" autora de seus livros que não é "à", é "há". 
Sei que a diferença entre uma preposição e um verbo só se devem aprender na 3ª classe por isso ela nesta tem desculpa. Ao menos o acento está correcto.



"Afinal de contas tinha chegado à poucos dias a esta ilha lindíssima e estava com sintomas de TPM sem estar na altura certa? Não podia ser..." 
Pois... da última vez que provei, as bananas da madeira não continham sémen. Acho que ela andou a brincar com um madeirense e não s'alembra. Deve ser da poncha.
P.S.: Alguém diga "há" autora de seus livros que não é "à", é "há". 



"Eu não apanhei Natal nem Ano Novo na Ilha, mas tive a sorte de ainda puder apanhar as iluminações de Natal" 
Alguém diga "há" autora de seus livros que não é "puder",  é "poder".
Sei que a diferença ente o infinitivo de um verbo e a sua conjugação no futuro do conjuntivo é complicada confusa para génios ok, esqueçam. Desisto. Não lhe digam nada.

Parei de ler neste parágrafo. O meu olho esquerdo sangrava e o meu olho direito ficou estrábico. Vou agora a caminho da CUF descobertas e tentar resolver este dilema. 


Será que têm algo com que me possam agredir violentamente na nuca e causar amnésia de, digamos, os últimos 30 minutos da minha vida? 



Se alguém aguentar ler aquilo até ao fim, que s'acuse sff.

6 comentários:

  1. Uma pena não amar a gramática tanto quanto ama escrever e respirar :D

    ResponderEliminar
  2. Não sigo a "(não) virgem quase quase virgem" e não fazia ideia que já tinha livros.
    Percebo tão bem as dores de cabeça e o "rolling eyes".
    Infelizmente são tantas, mas tantas pessoas que escrevem com erros. Mais do que a "virgem não virgem", incomodam-me mais os jornalistas que escrevem estes mesmos tipos de erros nas notícias dos jornais online e nos rodapés dos telejornais, ou pessoas que, apesar de terem estudado e das suas habilitações, escrevem autênticas calinadas.

    Há o recorrente "À anos" em vez de "Há anos", mas também há quem escreva "Á". Presumo que tenham dúvida se será "Há" ou "À", então optam pelo mix "Á", assim numa de "como não sei se é um ou outro, então uso este e pode ser que ninguém repare, vão só pensar que me esqueci do h, ou que por distracção pus o acento ao contrário" :D
    E os hífenes que resolvem semear a torto e a direito? Por exemplo: "Fize-mos" e "Fizes-te".
    Outro erro que tenho confirmado ser muito comum:
    Ex: "Eles vêm televisão", em que usam o verbo "ir" em vez de "ver".
    O "poder" e "puder" é tão bom quanto o "ouvir" e "houvir" (sim, há quem escreva "ouvir" com "h"...).

    Bom fim-de-semana e obrigada por, apesar de passares muito tempo fora, continuares a tratar a Língua Portuguesa tão bem ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahaha verdade!!! E nesse caso estamos a falar de pessoas licenciadas e (teoricamente) letradas.

      É como quando recebo e-mails de investidores ou pessoas com interesse em trabalhar comigo e vêm cheios dos "fize-mos" ou do tão famoso mix de pronomes em que tão depressa se dirigem a mim na terceira pessoa como na primeira pessoa, ainda na mesma frase.
      "Exmo. Sr. Dr. Solteiro
      Venho deste modo convidá-lo para xxx que terá lugar em yyy e onde poderá ter a oportunidade de conhecer a mais recente inovação em zzz, bla bla bla...
      Alinhas?"

      Enfim... Trato a língua Portuguesa o melhor que sei,mas obrigado pelo elogio :) Já a nossa virgem-quase-quase-mas-é-que-é-mesmo-quase não pode dizer o mesmo.
      Ontem respondeu a um comentário meu sem saber usar figuras de estilo e terminou com um "monólogos que tenho comigo e com os outros" :/

      Bom fim-de-semana ;)

      Eliminar
    2. Tive que lá ir espreitar. Não consegui ler a entrevista mas, quando descia para ver os comentários, os meus olhos ficaram fixados numa palavra a bold: "Amém" - deduzo que para ela faça parte da conjugação do verbo "Amar" :s

      Monologar com ela e com os outros é uma capacidade extraordinária! Costumo dialogar com os outros, mas talvez eu tenha passado uma vida enganada e venha a descobrir que dialogar é o antónimo de monologar...

      Mas deixa-me dizer-te que me ri ao ler "Gato Solteiro"! Já te acolheu como "Gato" ;D

      Eliminar

Aceito todas as críticas à minha pessoa, Críticas a terceiros ou comentários ofensivos não serão publicados.